Supervisão
PRODUTOS:
Modelador Elétrico
Componente gráfico que permite definir os equipamentos existentes no sistema, suas interligações e seus parâmetros elétricos. Esse módulo é responsável por criar e visualizar o conteúdo do banco de dados com as informações necessárias para executar algoritmos avançados de controle e análise elétrica. A estruturação de dados criada é baseada na norma IEC 61970 e permite contextualizar os recursos de supervisão e controle (leitura de medidas, estados e comandos) sobre o cadastro elétrico do sistema.
Processador Topológico
Esta ferramenta é responsável pelo processamento e geração da topologia do sistema, identificando em tempo real os caminhos de alimentação na rede e permitindo que animações sejam realizadas no diagrama de operação sem a necessidade de scripts. Ela permite a análise de quais elementos estão energizados ou não, diferenciando os níveis de tensão através de um padrão de cores definido pelo usuário. O algoritmo ainda pode calcular indicadores on-line como número de consumidores sem fornecimento e carga total desatendida.
Fluxo de Potência
Calcula o estado do sistema elétrico (módulo de tensão e ângulo para cada nó), o fluxo de potência ativa e reativa que circula em cada trecho da rede e a potência ativa e reativa injetada/absorvida em cada nó elétrico. Este módulo permite a simulação de ações de controle tais como: mudanças de tap em transformadores, acréscimo/decréscimo de geração e de carga além de conexão/desconexão de bancos de capacitores e reatores. O fluxo de potência é comumente utilizado na criação de sistemas OTS (Operator Training Simulator) e de simuladores para teste e validação de módulos elétricos avançados tais como descarte de cargas e self-healing.
Estimador de Estados
Módulo responsável pela estimação em tempo real dos valores de potência, tensão e corrente, para qualquer ponto da rede. Os valores calculados podem auxiliar os operadores na verificação de sobrecarga de equipamentos e condutores, violações de nível de tensão e avaliação de transferência de carga em caso de desligamentos não planejados. O módulo também permite detectar medidas com erros e substituí-las por valores calculados mais confiáveis.
Self-healing
Módulo que possibilita que o sistema tome decisões de forma rápida e autônoma mediante a detecção de atuações em equipamentos de proteção supervisionados (Disjuntores, religadores e seccionalizadoras). Por meio de algoritmos de simulação e velocidade computacional para avaliar as capacidades dos circuitos adjacentes, bem como os caminhos elétricos existentes, as decisões de transferência de carga são rápidas e seguras, podendo as mesmas serem telecontroladas e completadas em apenas alguns segundos. A implantação desse módulo permite reduzir significativamente o impacto das faltas em multas de ressarcimento e violação dos indicadores DEC, FEC, DIC e FIC, bem como aumentar a eficiência e produtividade dos operadores do centro de controle.
Integração com GIS, OMS e MDMS
Este módulo realiza a importação/sincronização do modelo elétrico do sistema GIS (Geographic Information System) da empresa, permitindo que as medidas e comandos do sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) sejam cadastradas e contextualizadas sobre uma base cadastral unificada, integrando processos e tornando mais segura a manutenção e operação do sistema. O módulo também integra informações do sistema OMS (Outage Management System), como estado de chaves não supervisionadas, e sistema MDMS (Meter Data Management System) para obter a leitura de medidas elétricas amostradas em tempo real junto a consumidores telemedidos. O módulo potencializa a execução do Self-healing e permite a execução do Estimador de Estados na distribuição.
Descarte de Cargas Inteligente
Módulo que calcula continuamente o equilíbrio entre oferta e consumo de energia e determina quais cargas deverão ser desligadas, caso parte do sistema supridor (geração local ou linha de transmissão) venha a falhar. O cálculo considera a prioridade das cargas, capacidade de instalações e o estado topológico atual, sensibilizando os relés que deverão atuar caso algum dos eventos venha a ocorrer, ou enviando mensagens de fast-IEC 61850 GOOSE para relés que devam ser imediatamente desligados. Esse sistema garante o descarte em menos de 60 ms, garantindo a estabilidade do fornecimento para cargas críticas, mesmo diante de distúrbios severos no fornecimento de energia.
PowerSysLab Engenharia e Sistemas Ltda.